Nos últimos 15 anos, o dia Nacional do Idoso foi comemorado no dia 27 de Setembro, sem que existisse um real consenso do que motivou a escolha desse dia. Mas a verdade é que desde a assinatura da Política Nacional do Idoso, em 4 de Julho de 1996, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, que lideranças do segmento idoso vinham reivindicando que a comemoração oficial mudasse a data e a fizesse coincidir com o mesmo dia festejado internacionalmente, sob a argumentação de que assim o Brasil poderia se inserir nas comemorações e reivindicações mundiais. Desta forma a partir da Lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006, assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fica instituído o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado no dia 1º de Outubro de cada ano, juntamente com os demais países.
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação dos idosos no País, seus direitos e dificuldades.
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas idosas, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento.
No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.
O Brasil tem hoje o Estatuto do Idoso, Lei nº 10741 de 01 de outubro de 2004, que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer e atendimento prioritário para os idosos, que é modelo seguido em todos os países.Trata-se de um modelo que deve ser seguido em todo o País. Afinal, respeitar e ouvir o idoso é obrigação de toda a sociedade.
Poema
Hoje é o dia do Idoso.
Não posso deixar passar
sem pedir a todos os jovens
para os seus velhinhos respeitarem.
Mesmo por força maior
que tenham de ir para o lar,
pelo menos uma vez por semana
peço-vos que os vás visitar.
Este pedido que vos faço
e me deveis obedecer,
lembrai-vos que hoje sois jovens
amanhã, idosos ides ser.
Mesmo que sejas emigrante
e longe dos vossos pais,
com um pequeno telefonema
os vossos velhinhos alegrais.
Eu seria muito feliz
e teria gosto de viver
se ainda tivesse os meus pais
para companhia me fazerem.