A história da vida do Apóstolo Paulo pode nos ajudar a refletir sobre a nossa prática catequizadora, enquanto anunciadores da Boa Notícia sobre Jesus, nosso Senhor.
Jesus, Paulo e Ananias
Logo após ter se encontrado com Jesus a caminho de Damasco, Paulo começa a mudar o rumo de sua existência. Ananias é enviado pelo Senhor ao seu encontro e o batiza. Então Paulo é conduzido à comunidade cristã de Damasco e começa a testemunhar o que havia acontecido com ele (ver At 9,1-22). Podemos dizer que Ananias foi o primeiro catequista de Paulo, pois foi quem o introduziu na comunidade cristã de Damasco. Esta comunidade catequizadora acolheu seu novo membro e tornou-se para ele o primeiro lugar da experiência de vida comunitária no seguimento de Jesus Cristo. Foi em Damasco que Paulo aprendeu o que é ser cristão.
Paulo, discípulo de Jesus
Estas notícias do livro dos Atos dos Apóstolos nos ajudam a perceber que Paulo, antes de se tornar um grande anunciador do Evangelho, aprendeu junto a algumas pessoas e na vida das comunidades cristãs a ser discípulo de Jesus. Isso é muito importante, pois recorda para nós a necessidade de formação permanente ao longo de nossa atividade catequética. Nunca estamos prontos! O próprio Paulo diz: "...qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos na mesma direção" (Fl 3,16).
O formador de discípulos
Fonte: Fragmento do texto do Pe. Videlson Teles de Meneses - Site da CNBB / ver também em http://blog.paulinas.org.br/2009/03/13/paulo-um-anunciador-do-evangelho/
Colaboradora
Cleane Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário