BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus ocorre sexta-feira


Na próxima sexta-feira, dia 30, é dia consagrado ao Coração de Jesus. Haverá Missa em honra ao Coração de Jesus na Igreja Matriz de São João Batista, reunindo os fiéis da comunidade e Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus.
Os membros do Apostolado da Oração, junto a toda comunidade, irão conduzir a imagem do Coração de Jesus, pela Av. Honório Maciel, em procissão. A procissão sairá da residência de Aidê Medeiros, presidente do Apostolado da Oração, até a Igreja Matriz, provavelmente às 18h30.
Na Igreja Matriz será celebrado novena e Missa, às 19h, pelo administrador paroquial Pe. Janilson Alves de Oliveira.


Anna Jailma - colaboradora


Festa do Sagrado Coração de Jesus



Há uma data entre os cristãos que, como tantas outras de relevo, merece destaque especial: é a Festa Anual do Sagrado Coração de Jesus. Ela é celebrada oito dias após o dia de Corpus Christi e a participação da Eucaristia neste dia deve ser compromisso de todos. Neste ano de 2008 será no dia 30 de maio, excepcionalmente, já que normalmente ela é celebrada no mês de junho, mês este, aliás, que é todo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
Historicamente, o processo de aprovação dessa festa pela Igreja na liturgia universal foi lento e gradual. Passaram-se 160 anos desde o primeiro pedido oficial feito pelas irmãs Visitandinas em 1696 até a aprovação oficial pela Santa Sé em 1856. Além disso, inicialmente a celebração foi aprovada apenas em algumas regiões da Europa e só depois foi estendida a toda a Igreja. Dentre os muitos fiéis que se engajaram nesta luta para conseguir a aprovação litúrgica destacam-se dois grupos: as Irmãs Visitandinas e os Jesuítas. De acordo com Margarida Maria Alacoque, freira visitandina do Mosteiro de Paray-le-Monial (França) proclamada Santa pelo Papa Bento XV em 1920, a celebração da festa foi um pedido feito pelo próprio Jesus em Sua terceira aparição em junho de 1675: “(...) a primeira sexta-feira depois da oitava do Corpo de Deus seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu Coração, comungando neste dia e dando-Lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebe durante o tempo que fica exposto sobre os altares (...)”.
Com base na experiência mística da Santa as Irmãs Visitandinas, apoiadas pelos padres Jesuítas, apresentaram vários pedidos à Santa Sé dentre os quais a aprovação da festa litúrgica do Sagrado Coração e a sua celebração na sexta-feira depois da festa de Corpus Christi. Após 3 tentativas frustradas, o quarto pedido das Visitandinas foi atendido.
Iniciou-se, nesse tempo, na Igreja, o culto público ao Sagrado Coração ainda que, conforme aprovação pontifícia do Papa Clemente XIII, o culto ficava restrito apenas a algumas regiões da Europa. Enfim, aos 23 de agosto de 1856, o papa Pio IX, entendendo ser a hora oportuna, estendeu a festa litúrgica à Igreja Universal.
Importantíssimo, todavia, é o estado espiritual dos cristãos ao participar da celebração. A participação é um compromisso alegre e não deve ser feita simplesmente “por obrigação” ou “por dever” mas por devoção (ação de dedicar-se por meio de voto) e gratidão, pois Jesus pediu que a festa deveria ter o propósito de honrá-lo para reparar as injustiças que recebe. Assim, é preciso envolver-se, deleitar-se, ter gosto e, neste clima, render-Lhe glórias com nossos louvores e nossa gratidão, de todo coração e de toda alma.


Altamir Ribeiro de Oliveira Comunidade Santa Cruz de Ribeirão Corrente - SP

(parte do texto publicado no Boletim Diocesano, de maio/2008, no site www.diocesefranca.org.br)

Nenhum comentário: