BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA, em São João do Sabugi recebe as Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque






O QUE É UMA RELÍQUIA?

Segunda o folder Consagra Brasil, Relíquia – é “parte do corpo de um santo; qualquer objeto que lhe pertence”.
A Igreja Católica, consciente de que a Santidade do próprio Deus refulge e manifesta-se em seus Santos, venera, admira, e , invoca a intercessão dos mesmos, certo de que este procedimento, longe de ofender a Deus, ou de afasta os homens d’Ele, é algo que muito lhe agrada e muito favorece a Vida Cristã.
As Relíquias dos Santos conservam-nos a sua preciosa memória, ajudam-nos a mantermos-nos em comunhão com eles, e, também, são instrumentos dos favores divinos através da celeste intercessão destes amigos de Deus. Através do contato com tais relíquias, Deus pode conceder (e concede) graças para seu povo ainda peregrino sobre a Terra.
Veneremos sempre os Santos e suas Relíquias, na certeza de que Deus é admirável nos seus Santos, de que estes são de que estes são as suas obras primas, e de que, também nós, somos chamados a condividir o seu glorioso destino no Paraíso.


SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

Santa Margarida Maria Alacoque, nasceu na aldeia de Vérosvres, na Borgonha, em 22 de Julho de 1647. Recebeu o batismo três dias mais tarde, a 25 de julho. Muito cedo, impelida por uma moção interior, dá-se a Jesus. Após uma primeira infância feliz, fica órfã de pai aos 8 anos. Começa então para ela uma vida de sofrimento.
Tendo tomado a decisão de ser religiosa, apresenta-se no Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial. Sua entreda no convento é fixada para 20 de julho de 1671, e recebe, a 25 do mês seguinte, o hábito religioso. A 6 de novembro de 1672, Margarida Maria entrega-se definitivamente ao Senhor pela profissão religiosa. Ela é, desde sua entrada no mosteiro, objeto de favores insignes da parte de Jesus, seu Soberano Mestre.
Jovem ainda, investida de uma missão providencial autenticada pelo Pe. Cláudio La Colombiere, Margarida Maria faz, no seu Mosteiro, tudo o que está ao seu alcance para transmitir a mensagem recebida nas grandes aparições.
Esgotada pela doença e pelo amor que a consome, morre no dia 17 de outubro de 1690. a festa pedida por Jesus é estendida à Igreja universal em 1856. Margarida Maria foi beatificada em 18 de setembro de 1864 e canonizada a 13 de maio de 1920.
Cleane Medeiros - colaboradora

Nenhum comentário: