BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PASTORAL DO DÍZIMO

Diocese de Caicó
Paróquia de São João Batista
São João do Sabugi /RN

PASTORAL DO DÍZIMO


Dízimo é a devolução a Deus de uma pequena parcela dos nossos bens de ação de graças pelo muito d’ Ele recebemos. É aquela parte reservada e consagrada para a manutenção da religião e dos necessitados. Deus é o dono de tudo, por isso reservar a Ele parte dos bens é uma retribuição justa por tudo que Ele nos tem dado.
Assim diz a Bíblia:
“Todos os dízimos da terra são propriedades do Senhor.. São coisas consagradas ao Senhor” (Lv 27, 30). Ora, se o dízimo pertence ao Senhor, não há por que negar esse tributo a Ele. “Tragam o Dízimo completo para o tesouro do Templo... Façam a experiência comigo, diz o Senhor... Vocês vão ver se não abro os reservatórios do céu, se não derramo minha bênção de fartura” (MI 3,10). Quem é que pede o Dízimo? É o Papa? É o Bispo? É o Padre? Não. É Deus. Se Deus pede é porque o Dízimo é muito importante na vida da Igreja. E cada um de nós é responsável para que isto aconteça. Deus não mente. Deus não engana ninguém. Deus cumpre aquilo que promete. Mas o que é que Deus promete? Será que Deus promete dar uma casa nova a cada um de nós?Será que está prometendo dar um carro novo a cada um de nós? Não. Deus promete muito mais. Promete dar a sua bênção a cada um de nós. E não existe nada melhor para nós, que recebermos de Deus uma bênção que satisfaça nosso coração. “Consagra os dízimos com alegria... Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por Ele”(Eclo 35, 11-12). Consagrar nossos dízimo é colocar nossos bens a serviço do Reino de Deus. É transformar parte daquilo que generosamente d’Ele recebemos, em forma de ação de graças para a manutenção de sua obra redentora aqui na Terra.
Jesus disse:
“Recebestes de graça, de graça daí” (Mt 10,8-10). “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc 12,17). O Dízimo deve ser visto como um dom de Deus. Dom que nos torna abertos para receber a graça de Deus. “Cada um dê conforme o impulso de seu coração, não dê de má vontade ou constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria” (II Cor 9,7)
A Pastoral do Dízimo da Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi/RN, tem mais de dez anos de fundação. A mesma foi fundada na Administração de Mons. João Agripino Dantas, hoje Pároco Emérito desta Paróquia. Já em 2008 a pastoral do dízimo esteve sob a Presidência de Pe. Janilson Alves de Oliveira e a coordenação de Raquel e os Agentes da Pastoral.

Em 2009 a Pastoral do Dízimo estar sob nova coordenação que segue abaixo:

PRESIDENTE
Pe. Janilson Alves de Oliveira

COORDENADOR
Cleane Medeiros de Araújo

VICE-COORDENADORA
Raimunda Jaíce Medeiros de Araújo

AGENTES
Cícera Lucena de Medeiros
Ermita Lucena Santos
Janúncio Costa Lucena
João Batista de Medeiros Morais (Batista de Leda)
Luzia Fernandes de Medeiros
Maria Bernadete de Araújo
Maria Desterro (Desterro Poroca)
Maria de Lourdes Morais Brito
Maria de Lourdes Souza de Araújo
Maria do Carmo M. Morais (Carminha)
Maria do Socorro Medeiros (Torre)
Maria do Socorro Santos (Côca)
Maria Gorete
Neide Fernandes
Saint-clair Silva de Medeiros

Para este ano de 2009 a Pastoral de nossa Paróquia, assumiu um maior compromisso diante da Evangelização nos bairros mais afastados, com o dízimo mirim e outras ações que paulatinamente irão ser executadas.

Que o Espírito Santo abençoe, todos os sabugienses presentes e ausentes que são dizimistas. E aos que ainda não são dizimistas, que São João Batista toque esses corações, reavivando a fé de cada um. Pois, o dinheiro do Dízimo, que nós levamos à Igreja vai para as seguintes finalidades: religiosa, social e missionária. Seja mais um dizimista de nossa Paróquia. “Ide por todo mundo, anunciai o Evangelho” (Mt 28, 18-20).


Cleane Medeiros
Colaboradora

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola? Tudo bem?
Olha, Estive vendo e conhecendo esta Paroquia de voces, e na oportunidade, Pesquisei nela sobre a Pastora do Dizimo. Estao de Parabens, tem uma organizaçao perfeita. É assim que uma Paroquia deve caminhar, em cada Pastoral, vem no intuito de Evangelizar para a vida de igreja.
Meu abraços a todos, e um bom domingo. Que Jesus Bom Pastor, possa cuidar bem de voces...