BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

domingo, 12 de julho de 2009

DIOCESE DE CAICÓ CRIA PROJETO PARA REALIZAR MISSÃO JOVEM

A Diocese de Caicó-RN, percebendo o lugar especial que o jovem tem em seu coração, está criando o projeto missão jovem.Idealizado pela Comissão diocesana de juventude e por Dom Delson, Bispo diocesano, o Projeto Missão Jovem buscará gerar, a partir dos jovens, um grande movimento na Igreja, revitalizando a pastoral da juventude na Diocese e colocando os jovens em estado de missão. Buscará também ativar um novo dinamismo que possibilite a ação missionária com e a partir dos jovens, para alcançar tais objetivos, o projeto, será dividido em quatro fases: Tempo do Anúncio, Pré-Missão, Missão e Missão Sempre.Ainda este ano o projeto realizará visitas evangelizadoras nas residências, acampamentos, vigílias de oração, encontros de formação, shows, semanas missionárias nas paróquias e uma grande Semana Missionária Diocesana que acontecerá de 22 a 29 de novembro culminando as comemorações dos 70 anos da Diocese de Caicó.

Texto publicado por Valdemir França - informações da Pascom Diocesana


DIOCESE DE CAICO COMISSÃO DIOCESANA DE JUVENTUDE
PROJETO: MISSÃO JOVEM

Apresentação

Diante das conclusões da Assembléia Diocesana de Pastoral realizada dias 21 e 22 de novembro de 2008, tendo como prioridade o 8° Plano Diocesano de Pastoral para os anos de 2009-2011 - CATEQUESE – JUVENTUDE – MISSÃO, nós que fazemos a Comissão Diocesana de Juventude preocupados em realizar as atividades concretas propostas na Assembléia que é realizar uma Missão Jovem em cada Paróquia (outubro), culminando com uma grande Semana Missionária de 23 a 29 de novembro, comemorando os 70 anos da Diocese na cidade de Caicó, elaboramos este Projeto: Missão Jovem, para por em prática o que ora foi planejado. Utilizando como subsídio o documento da CNBB 85: Evangelização da Juventude, o livro Santas Missões Populares: uma experiência de evangelização voltada para as massas do Pe. Luis Mosconi, Projeto de revitalização da pastoral da juventude no continente 2008 – 2011 e ainda a experiência já vivida das SMP em nossa Diocese, dividimos este ano de 2009 em quatro etapas:
TEMPO DO ANÚNCIO – PRÉ-MISSÃO – MISSÃO – MISSÃO SEMPRE.

Descrição:
O presente projeto procura gerar, a partir dos jovens, um grande movimento na Igreja que, a partir do encontro pessoal com Cristo suscite processo de conversão pessoal, social e eclesial, revitalize a pastoral da juventude na Diocese e a ponha em estado de missão jovem. Este projeto pretende ativar um novo dinamismo que possibilite a ação missionária com e a partir dos jovens, em estreita relação com o processo missionário, e com o caminho da Pastoral da Juventude.
O projeto se desenvolve em quatro movimentos, no período de tempo compreendido entre abril e dezembro de 2009, isto é:
Tempo do anúncio
• Pré-missão
• Missão
• Missão sempre

Primeiro movimentoTempo de anúncio - Mover-se na direção dos/as jovens. Assim como Jesus, mestre de discípulos, chamar os agentes pastorais (sacerdotes, religiosos/as, grupos e jovens da comunidade) para que conheçam o projeto e se apropriem dele.

• Segundo movimento Pré-missão. Colocar-se junto deles/as. Provocar a fala ao modo dos/as jovens. Assim como Jesus, reconhecer, escutar e assumir a vida dos jovens. Ou os discípulos de Emaús que escuta os discípulos no caminho.

• Terceiro movimento Missão. Colocar-se a disposição do chamado de Jesus e realizar as Semanas Missionárias Jovens nas Paróquias e na Diocese.

Quarto movimento – Missão sempre. Mudar o rumo. Comover-se junto com a juventude gerando um novo movimento que garanta a vida da juventude. Mobilizar-se junto com os/as jovens como comunidade. Assim como os discípulos do Ressuscitado, sair para anunciar ao povo a Boa Notícia.

Objetivo geral:
Revitalizar o processo da Pastoral da Juventude em nossa Diocese - ação evangelizadora com e desde os jovens - partindo da vida dos e das jovens em seus diversos contextos, a partir de uma profunda experiência de conversão pessoal, pastoral e eclesial, para que se gere a atualização das orientações pastorais como caminho de discipulado missionário para dar vida aos nossos grupos em meio a comunidade.

Objetivos específicos:
1. Favorecer a experiência da conversão pessoal e pastoral a partir do encontro com Cristo na vida dos e das jovens e do Evangelho.2. Reconhecer os e as jovens e suas dinâmicas em seus lugares existenciais.3. Compreender as estruturas que afetam a vida de nossos povos, a partir da realidade dos jovens.4. Elaborar as orientações pastorais para o Setor de Juventude em nossa Diocese5. Difundir as novas orientações pastorais à luz do caminho percorrido pela Igreja através do documento 85 da CNBB6. Acompanhar a realização do Projeto nas Paróquias, e a realização das Semanas Missionárias Jovens.

Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.(Lc 10,23-24)
Colaboradora
Cleane Medeiros

Nenhum comentário: