BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

domingo, 2 de agosto de 2009

REFLEXÃO SOBRE O MÊS VOCACIONAL


Temos, durante o ano, os assim chamados “meses temáticos”. Embora haja uma discussão sobre a oportunidade dos mesmos, eles continuam em nossas tradições e são comemorados na liturgia em nossas comunidades e na devoção de nosso povo.

Sabemos que os temas de doutrina, devoção, comportamento, moral, mística aparecem durante o ano iluminados pelas diversas perícopes da Palavra de Deus que nos alimentam no decorrer desse tempo. Além disso, o próprio tempo litúrgico traz à mente e ao coração celebrações marcantes que nos ajudam a nos colocarmos atentos aos sinais de Deus em nossas vidas. Como se não bastasse isso, também durante a nossa caminhada anual esses mesmos temas voltam em outras celebrações oficiais ou devocionais.

Temos, portanto, muitas oportunidades de reflexão sobre assuntos importantes para nossa caminhada, e aquele que participa das nossas liturgias irá escutando, nas celebrações comunitárias, a leitura completa da Sagrada Escritura, ao final de 3 anos (A, B e C) na liturgia dominical, ou após 2 anos (Pares e Ímpares) na liturgia ferial ou semanal.

Acrescentemos a tudo isso as festas de Cristo, Maria e dos Santos e Santas que, durante o ano, concretizam, pelo exemplo, a vivência da Palavra de Deus durante as várias épocas da história cristã.

O mês de Agosto é o Mês Vocacional! Durante este mês somos convidados a rezar e a refletir sobre as diversas vocações: ao ministério ordenado, à vida matrimonial, à vida consagrada, à vida do cristão leigo. Essas reflexões costumam ser feitas nas quatro semanas do mês, sendo cada vocação comemorada em um dos domingos que, pela proximidade de alguma festa ligada ao assunto, é escolhido para “sediar” essa reflexão. Assim é que, por exemplo, como o Dia do Pároco ocorreu no último dia 4 de agosto, comemoração de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, no domingo que segue recordamos a vocação presbiteral, sacerdotal ou do padre. Como no segundo domingo de agosto é tradição comemorar o Dia dos Pais, aproveitamos a ocasião para recordar a vocação matrimonial e iniciar a Semana Nacional da Família, como é também o caso da vocação à vida consagrada, comemorada no domingo mais próximo ao dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, que, por sua vez, também é transferida para o domingo. No último domingo, junto com o Dia do Catequista, recordaremos a vocação do cristão leigo.

Mas essas reflexões aparecem também em outras datas como, por exemplo, a vocação à vida presbiteral reaparece na Quinta-feira Santa, quando celebramos a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, que é o momento da renovação das promessas sacerdotais. Temos também a comemoração do Dia de Oração pela Santificação do Clero na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o Dia de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas no Domingo do Bom Pastor, quarto domingo da Páscoa. O mesmo acontece com as demais comemorações. Como vemos, encontramos várias vezes durante o ano as reflexões vocacionais e também muitas outras.No entanto, seria desejável que, além das orações e reflexões realizadas nas celebrações, tivéssemos também a oportunidade de refletir esses tempos em nossas pequenas comunidades, grupos de reflexão, reuniões de pastorais e movimentos. Assim, poderíamos aprofundar ainda mais esses
temas.Quero também recordar um outro fator que passa despercebido por muitos: no primeiro domingo, além da proximidade com a Comemoração do Cura d’Ars, temos também a Comemoração do Diácono S. Lourenço, no dia 10 de agosto, e já é costume entre nós celebrar nesse dia o Dia da Vocação dos Diáconos. Existirão sempre outras oportunidades de celebrar as diversas vocações, mas seria interessante que pudéssemos contemplar neste mês de agosto uma espécie de “resumo anual” de nossas reflexões vocacionais.

D. Orani João Tempesta, O. Cist. Arcebispo Metropolitano

Colaboradora
Cleane Medeiros

Nenhum comentário: