BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

sexta-feira, 22 de março de 2013

ENTREVISTA SOBRE AS PERSPECTIVAS DO PAPA FRANCISCO PARA A IGREJA E PARA O MUNDO.



Como a igreja recebeu a escolha do novo papa?
A Igreja Católica é uma instituição divina quem a governa é o Espírito Santo, portanto é ele que escolhe; mesmo em meio a interesses e a política dos homens, uma vez que a Igreja é Santa por causa de Jesus Cristo, mas formada por pecadores. A escolha de um novo papa é fruto das orações de toda a Igreja, dos fieis que pedem ao Espírito Santo um pastor conforme o desígnio de Deus. Cabe aos cardeais observarem os perfis de cada cardeal segundo as necessidades da Igreja na atualidade.

Assim como foi uma surpresa a renúncia do papa Bento XVI, também a Igreja e o mundo foram surpreendidos com a eleição do primeiro papa latino americano e ainda mais vindo da América do Sul (Argentina), a grande maioria espera um papa europeu, provavelmente um italiano, e eis que o Espírito Santo agindo através dos cardeais elege um nome que não era cotado para esse Conclave. Como o próprio papa Francisco falou: “os cardeais foram buscar o papa quase no fim do mundo”, referindo-se ao seu país de origem.

Qual a expectativa em relação ao sucessor do Papa Bento?

A expectativa é muito positiva a mídia deu ampla cobertura à eleição do novo papa e não só a Igreja, mas o mundo cristão e até mesmo os não cristãos veem com esperança a escolha do papa Francisco, pois trata-se de uma grande novidade a eleição de um “papa da periferia”. Um sopro do Espírito Santo, ou seja, um novo Pentecostes para a Igreja, onde ela deve está mais aberta as mudanças e transformações do mundo contemporâneo, estabelecendo um maior diálogo com os não-cristãos e as outras religiões.

Que mudanças são esperadas com essa escolha?
A Principal mudança deve começar da cúria romana, isto é, dos cardeais, daqueles que estão no Vaticano, espera-se que os bispos tenham mais autonomia, uma vez que o papa Francisco tem falado muito em colegialidade, isso quer dizer que ele não quer governar a Igreja sozinho, tomando decisões de cima para baixo, mas ouvindo os cardeais, os bispos e até mesmo o povo. É notável que ele quer uma “Igreja pobre para os pobres”, isso ele deixou bem claro quando falou aos jornalistas, portanto uma Igreja mais próxima aos pobres deve ser a marca do seu pontificado.
Quais os principais desafios que o papa Francisco terá pela frente?
O papa Francisco terá um grande desafio que é trazer os fieis que estão afastados de volta para a Igreja, uma grande preocupação será os pobres e, sobretudo os jovens, é preciso se adequar a eles para evangelizar sem deixar de ensinar as verdades imutáveis da fé e levar Jesus a esta sociedade secularizada, subjetivista, egocentrista, consumista e hedonista onde Deus e o sagrado perdeu o sentido. É preciso falar a linguagem do povo e tirar essa concepção que muitos tem de uma Igreja rica, poderosa, triunfalista, conservadora, retrógrada que ver o mundo com pessimismo e devolver a credibilidade que muitos perderam ao ver alguns dos  membros da Igreja (padres, bispos) envolvidos em escândalos sexuais como a pedofilia, uma chaga que manchou a imagem da Igreja.

Que significados tem a escolha do primeiro papa latino americano?
Um papa latino americano tem muito a contribuir com a Igreja, pois ele em especial conhece a realidade dos pobres e sofredores, o que fará com que a Igreja esteja voltada para os problemas dos pobres e se torne mais humana e fraterna, mostrando o rosto misericordioso de Deus. Também demonstra a universalidade da Igreja abrindo perspectiva para que no futuro tenhamos um papa africano ou asiático e até mesmo um papa brasileiro porque não

Tem se falado muito no significado do nome do novo papa, Francisco, você acredita que a escolha desse nome terá sim um verdadeiro significado?
Sim. A escolha do nome Francisco é uma homenagem ao grande Santo da Igreja que viveu no Século XIII, um homem de família rica que deixou tudo para servir a Deus nos pobres. Portanto, o próprio nome já remete ao que deve ser o pontificado mais voltado para os pobres, aberto ao diálogo, a fraternidade, preocupação com as questões ecológicas e também grandes reformas na Igreja como fez São Francisco de Assis ao ouvir a voz do Senhor: “Francisco reconstrói a minha Igreja.” Este também deve ser o pensamento do papa Francisco, novos tempos para a Igreja de Cristo.

Entrevista concedida a jovem estudante de jornalismo da FIPE,  Angelina Medeiros 
Por: Pe. Cláudio Dantas de Oliveira
Vigário Paroquial de São João do sabugi e Ipueira

Nenhum comentário: