BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

domingo, 1 de junho de 2008

Monsenhor Agripino recebeu homenagem em Caicó




A Câmara Municipal de Caicó homenageou Monsenhor João Agripino Dantas, com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe. Os organizadores do evento, ouvindo solicitação da sociedade civil, e com apoio da Câmara Municipal, Igreja Católica e Ministério Público concederam a honraria ao nosso pároco emérito.
Durante o evento, o presidente da Câmara de Vereadores Nildson Dantas destacou sua simplicidade e sua importância para a região Seridó. “Talvez essa tenha sido uma das comendas que mais justificou a sua criação. Monsenhor Agripino, na sua simplicidade, conseguiu fazer história, mostrando à região do Seridó como se faz o bem. Caicó está de parabéns por receber os seus ensinamentos”, disse Nildson Dantas.
Monsenhor Agripino foi presbítero em diversas cidades da nossa região Seridó, além de exímio educador, sendo professor no Colégio Normal de Caicó, Ginásio Diocesano Seridoense, Seminário Cura D'Ars, CERES de Caicó e Faculdade Católica Cardeal Eugênio Sales.
Vale destacar que seu trabalho no âmbito da Educação está registrado no livro Mestres do Seridó, lançado no ano passado, na Festa de Sant'Ana, em Caicó. O livro Mestres do Seridó foi organizado por Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, contando com a colaboração de vários autores; inclusive, o historiador sabugiense João Quintino de Medeiros Filho escreveu neste livro "JOÃO AGRIPINO DANTAS - da aula à missa, do púlpito ao jipe - possibilidades pedagógicas no percurso do padre-professor".
A Paróquia de São João Batista parabeniza nosso Pároco Emérito João Agripino Dantas pela justa homenagem recebida e pelo seu trabalho como sacerdote e educador.
Registramos aqui uma homenagem do músico sabugiense, Urbano Medeiros, ao Monsenhor João Agripino Dantas:


HUMILDADE

Autoria de: Urbano Medeiros


Um dia, regressava São Macário do pântano para a cela de seu mosteiro, levando folhas de palmeira. No caminho, o diabo veio ao seu encontro, com uma grande faca: quis ferí-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então:
"_ Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto..."
"_ Em qual?" perguntou-lhe Macário.
"_ Na humildade. É ela que não me deixa vencer-te", respondeu o diabo.
Que lição para todos nós: a humildade. Neste exato momento em que escrevo, lembro-me, meditando nessa parábola verdadeira, do Padre João Agripino. O grande pai espiritual de todos nós, filhos de São João do Sabugi.
Padre Agripino é o nosso São Macário de hoje. Homem cultíssimo, cheio de sabedoria de Deus e dos homens; mas tão pleno de humildade. Humildade que vem de sua intensa vida de oração, do seu contato diário com a Eucaristia e com a Palavra de Deus.
Como faz bem a gente ter contato com pessoas do quilate do Padre Agripino. A sua bênção, Pai Macário! São Macário vivo, morando na Rua Professor Antônio Carlos, exatamente onde eu nasci.
Deo gratias. Deo gratias. Deo gratias.
Fotografias: Paulo Jr., Anchieta França e blog da Câmara Municipal de Caicó.
Postagem de: Anna Jailma - colaboradora

Nenhum comentário: