BEM-VINDOS À FESTA DO NOSSO PADROEIRO!

domingo, 8 de junho de 2008

Reflexão do Bispo Diocesano sobre Combate a Corrupção Eleitoral

Em 11 de junho, acontece em Caicó, Seminário:“Combate a Corrupção Eleitoral”, no Centro Pastoral Dom Wagner, iniciando às 9h, contando com total integração e apoio da Diocese de Caicó. O evento tem como objetivo, sensibilizar o povo seridoense, para assumir e subscrever o anteprojeto de lei de iniciativa popular; que fortalece o Movimento Nacional de Combate a Corrupção Eleitoral. Segue reflexão do Bispo Diocesano Dom Delson, sobre o “Combate a Corrupção Eleitoral”.

Democracia e Participação Popular

Estamos vivendo um momento especial da História Democrática do Brasil. Este é um ano de eleição e queremos dar a nossa contribuição no sentido de que a democracia seja cada vez mais efetiva e participativa. A CNBB, OAB e tantas outras instituições da Sociedade Brasileira comprometidas com o futuro do Brasil se unem para mobilizar a sociedade a fim de apoiar um novo Projeto de Lei (PL) de Iniciativa Popular, visando impedir a candidatura de pessoas com pendências na justiça, por uma série de crimes graves que o próprio PL especifica.
Esta decisão foi tomada na 46ª Assembléia dos Bispos do Brasil, em Itaici, tendo sido aprovada por unanimidade. O Presidente da OAB Nacional manifestou o interesse de continuar trabalhando por esta causa ao lado da Igreja. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), por sua vez, está empenhado neste projeto e na campanha de coleta de assinaturas. Aqui na nossa Diocese estaremos entrando neste movimento com a realização do Seminário e lançamento da Campanha de “Combate a Corrupção Eleitoral”.
No dia 11 de junho próximo, no Dom Wagner, às 9 horas, realizaremos o Seminário: “Combate a Corrupção Eleitoral”, que pretende sensibilizar o povo do Seridó para assumir e subscrever o anteprojeto de lei de iniciativa popular que busca “Alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o art. 14 § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visem proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato”.
Como forma de fortalecer o Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral o Seminário discutirá a criação do Comitê 9840 – voto não tem preço, tem conseqüências. Pretendemos, nas cidades seridoenses, onde ainda não existir o Comitê, criá-los; revitalizá-los e dinamizar o seu funcionamento, onde já foi constituído e encontra-se paralisado. Esta ação tem o objetivo de promover em 2008, eleições municipais limpas, com propostas viáveis, seguindo os critérios da ética na política.
Este evento pretende contribuir no desenvolvimento de ações para recuperar a confiança da população nos processos políticos; na valorização da democracia participativa; no fortalecimento da ética na política e comprometa os futuros gestores com um programa de metas que envolva a transparência na gestão pública e mudanças nos indicadores sociais, para atender a demanda da população por uma vida mais digna.
Sabemos que o acompanhamento das eleições com práticas éticas da gestão pública com transparência só será possível com participação ativa da sociedade civil organizada e da população em geral. Democracia é participação do povo. A omissão nestes processos democráticos significa aceitação dos desmandos da corrupção e dos desvios do dinheiro público. Estamos construindo um país democrático. A Constituição Federal, nossa Carta Magna, oferece ao povo a possibilidade de intervir e o anteprojeto de lei de iniciativa popular é o instrumento para tal intervenção. Com 1 milhão e 200 mil assinaturas, o povo melhorará a legislação eleitoral, eliminando do processo das eleições pessoas envolvidas em crimes de corrupção e outros.
Desde já agradeço a adesão de todos! Vamos pensar juntos num Brasil mais justo e solidário. Estas nossas ações trarão grandes benefícios para todos. Teremos gestores mais confiáveis e comprometidos com a dignidade e o bem estar da população.
O nosso Deus nos inspire a trabalhar unidos em prol de um futuro mais digno para as futuras gerações de Brasileiros. A sua assinatura será decisiva para o encaminhamento do anteprojeto de lei de iniciativa popular, que garantirá eleição mais confiável de nossos governantes.

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo da Diocese de Caicó, RN.
Anna Jailma/colaboradora

Nenhum comentário: